terça-feira

FORTE DE SANTA LUZIA.


O Forte de Santa Luzia ergue-se numa elevação, em redor de Capela de Santa Luzia, revelando-se uma obra de arquitetura militar seiscentista que alia à eficácia defensiva uma indesmentível qualidade estética.
O seu projeto esteve envolto em grande polémica e conheceu vários arquitetos, debatendo-se entre si diferentes conceitos de arquitetura militar italiana e francesa. Com efeito, o primeiro plano foi realizado em 1641 pelo português Matias de Albuquerque, redesenhado ainda nesse ano por Sebastião Frias, este último propondo uma planta em estrela.
Contudo, em 1642, o genovês Hieronimo Rosetti delineou um novo projeto que suscitou as maiores dúvidas ao francês Lassart. A polémica terminou com a arbitragem do arquiteto flamengo Cosmander, conseguindo este realizar aquela que é considerada como a mais importante fortaleza do século XVII do território nacional.
O perímetro defensivo de Santa Luzia define um quadrado composto por quatro baluartes, respetivamente de Santo António, Santa Isabel, S. Pedro e N. Sra. da Conceição. Em redor das cortinas pétreas, protegidas com canhoneiras e guaritas angulares, dispõem-se três fossos defensivos que são reforçados, a este e a sul, por dois revelins. O polígono fortificado tinha entre 20 e 25 canhões.
Transposta a imponente e aparatosa entrada coberta, a cidadela é delimitada por uma cortina de pedra reforçada por diversas guaritas, protegendo a Capela de Santa Luzia e a casa do governador militar, casamatas e duas grandes cisternas - dispositivos reforçados que podiam alimentar e matar a sede, durante cerca de dois ou três meses, a uma guarnição composta de 300 ou 400 homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário