quarta-feira

FONTE DE SÃO LOURENÇO.


A fonte de São Lourenço foi mandada construir na segunda metade do séc. XVIII pelo desembargador Bernardo Xavier de Barbosa Sachetti ao engenheiro militar francês Valleré que na altura trabalhava nas obras do Forte de N. Sra. da Graça, no local onde já existia uma outra Fonte de São Lourenço, esta seiscentista (1626) e que foi deslocada para a Quinta de Sto. António nos arredores da cidade.
O seu projecto de construção era grandioso e caro tal como queria Sachetti, e Valleré influenciado pela "art classique" francesa ali começa a construir uma fonte sobre a qual se deveriam colocar três estátuas de figuras femininas da mitologia greco-romana, cujo valor ascenderia a 2:000$000 reis. Mas tal facto não veio a acontecer. O projecto suscitou polémica e um grave desentendimento entre Valleré e Sachetti o que levou a que a fonte nunca fosse terminada. As estátuas que serviriam a fonte quedaram-se na referida Quinta de Sto. António.
A fonte de São Lourenço é constituída por três chafarizes que fazem a água correr para um tanque rectangular, tudo encimado por quatro colunas entrecortadas por paralelepípedos que no seu cimo 4 estátuas. Ao centro um pedestal circular que serviria para levar a quinta estátua está neste momento ocupado por uma espécie de vaso.

Sem comentários:

Enviar um comentário